"Eu e as minhas meninas a gente gosta mesmo é de cinema e um bom debate... Mas vamos respeitar!" 

REGULAMENTO

1) O que é?

Cine Diversidade é uma Mostra de cinema sobre gênero e sexualidade, voltada à exibição de curtas-metragens de baixo orçamento, produzidos no Estado do Rio de Janeiro, com pouco ou nenhum patrocínio. Neste sentido, a Mostra visa criar um espaço de debate sobre as temáticas da diversidade, igualdade e liberdade de gênero e sexualidade, bem como estimular e dar visibilidade à produção do cinema independente e de guerrilha no Rio de Janeiro.

2) Onde e quando vai rolar?

No Centro de Artes da Maré (CAM), situado na Rua Bitencourt Sampaio, 181, Maré, Rio de Janeiro/RJ, nos dias 06 e 07 de outubro de 2017. Nesses dias, contaremos com mostras temáticas competitivas, debates e atrações artísticas.

A sessão de premiação será realizada no dia 21 de outubro de 2017, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, localizada na Rua da Alfândega, 05, Centro, Rio de Janeiro/RJ.

3) As inscrições são gratuitas?

Sim. Todas as inscrições são totalmente gratuitas.

4) Que filmes podem ser inscritos?

Curtas-metragens de até 26 minutos, produzidos no Estado do Rio de Janeiro, com baixo orçamento e poucos ou nenhum apoiador, realizados entre 2013 e 2017 e que se enquadrem em uma das linhas propostas no item 5 deste regulamento.

A fim de garantir que a produção de todo o Estado esteja representada, 50% dos filmes exibidos na Mostra Cine Diversidade será composta por produções realizadas fora da capital fluminense e/ou equipes em que, no mínimo, um de seus membros não seja residente da mesma.

A fim de garantir que a produção de todo o Estado esteja representada, 50% dos filmes selecionados para a Mostra Cine Diversidade serão produções de fora da capital fluminense e/ou realizações onde pelo menos 50% da equipe não seja residente da mesma, mas de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Só serão aceitas inscrições de produções realizadas fora do Estado do Rio de Janeiro se, pelo menos, metade da equipe for residente desse Estado.

Nenhuma inscrição anterior a esta publicação será prejudicada.

(Errata publicada em 27 de julho de 2017)

Todos os filmes exibidos na Mostra Cine Diversidade serão legendados em português para garantir a acessibilidade de deficientes auditivos.

5) Quais são as linhas de exibição?

Linha 1: Ser Trans - Filmes de curta-metragem que abordem a temática da transsexualidade e transgeneridade.

Linha 2: Reflexos do Feminino - Filmes de curta-metragem que coloquem em pauta questões relacionadas às causas e lutas das mulheres.

Linha 3: Cine Sexualidade - Filmes de curta-metragem que tratem de questões relacionadas à homossexualidade, bissexualidade e outras orientações sexuais que fogem da heteronormatividade.

6) Como realizar a inscrição e até quando?

As inscrições serão realizadas através do site da Mostra e será necessário indicar um link para o acesso aos filmes. Os mesmos deverão estar hospedados nas plataformas on-line Vimeo ou YouTube, indicando senha de acesso, quando for o caso, em HD (720p) ou Full HD (1920×1080), codec H.264.

As inscrições poderão ser realizadas da publicação deste regulamento até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 30 de agosto de 2017.

7) Quando será a divulgação dos selecionados para a Mostra?

A lista de divulgação dos filmes aprovados será disponibilizada no site do evento e comunicada através do e-mail indicado no formulário de inscrição até o dia 19 de setembro de 2017.

A Mostra Cine Diversidade não se responsabiliza pela vinda dos realizadores dos filmes selecionados ao evento.

Para além do processo de seleção das obras, a organização reserva-se o direito de convidar outros filmes para participação na Mostra.

8) Como vai funcionar o Cine Diversidade?

A Mostra contará com a exibição de filmes, rodas de conversa e programação cultural.

Todas as sessões tem entrada franca.

A Cine Diversidade começará com uma cerimônia de abertura, onde serão exibidos três filmes convidados, seguidos de um bate-papo com os diretores de cada um deles.

Neste dia, acontecerá também a exibição dos filmes selecionados para a linha Ser Trans, seguida de uma roda de conversa com convidados especiais e programação cultural.

No segundo dia da Mostra, serão exibidos os filmes selecionados para as linhas Reflexos do Feminino e Cine Sexualidade. Ao final, haverá roda de conversas com convidados, encerrando com uma programação cultural.

Ao longo do Cine Diversidade, os presentes poderão selecionar seus filmes preferidos para a premiação, que se realizará no dia 21 de Outubro de 2017.

9) E a premiação?

A escolha dos filmes ganhadores da Mostra será através de júri popular (votação pelo público presente nas exibições). A divulgação dos vencedores ocorrerá em sessão especial, no dia 21 de outubro de 2017, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro - Instituto Brasileiro de Audiovisual.

Além da exibição extra, que ocorrerá neste dia e local, os três filmes mais votados pelo júri popular serão contemplados com uma bolsa integral para formação em curso livre na Escola de Cinema Darcy Ribeiro - Instituto Brasileiro de Audiovisual. Serão, no total, três bolsas disponibilizadas pela Mostra Cine Diversidade.

A organização não se responsabiliza pelo critério utilizado pela equipe ganhadora para fazer uso da premiação.

A Mostra Cine Diversidade não se responsabiliza por quaisquer outros valores necessários, como taxas de inscrição ou custos com passagens e alimentação, bem como com decisões da Escola relativas ao curso livre oferecido, como datas, carga-horária, ementa ou frequência dos ganhadores das bolsas de estudo.

10) A que a Mostra Cine Diversidade tem direito?

Ao realizar a inscrição na Mostra, as equipes dos filmes, automaticamente, autorizam a utilização das fotos enviadas, bem como de print screens e trechos de até 3 minutos dos filmes, para divulgação e programação do evento, em qualquer meio de comunicação, nesta e nas próximas edições da Mostra Cine diversidade.

Quanto às obras enviadas, nos reservamos o direito de exibição nesta primeira edição da Mostra Cine Diversidade, em quaisquer sessões da mesma, incluindo a sessão especial de encerramento bem como a qualquer outro evento de divulgação relacionado a esta edição. Caso haja interesse de exibição em outros locais, plataformas e momentos, a organização da Mostra entrará em contato com as equipes para pedir nova autorização.

11) Considerações finais:

O responsável declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição na Mostra Cine Diversidade. Garante, também, que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no curta inscrito, incluindo trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros. Desta forma, o responsável pela inscrição assume exclusiva responsabilidade legal por qualquer eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

A participação na Mostra implica no reconhecimento, sem reservas, deste regulamento.